fbpx

Habemus Papam: Igreja acolhe o Papa Leão XIV, primeiro pontífice agostiniano

Com grande alegria e fé renovada, a Igreja Católica celebra a eleição do novo sucessor de São Pedro: Papa Leão XIV, de 69 anos, anteriormente Cardeal Robert Francis Prevost. Sua eleição marca um momento histórico para a Igreja: ele é o primeiro Papa pertencente à Ordem de Santo Agostinho e o segundo pontífice originário do continente americano, após o Papa Francisco.

Foto: Vatican Media

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, Papa Leão XIV traz consigo uma rica trajetória de serviço missionário, formação teológica e profundo envolvimento com a realidade pastoral da América Latina, especialmente do Peru, onde atuou por muitos anos. Homem de profunda espiritualidade e compromisso com o Evangelho, foi prior geral dos Agostinianos por dois mandatos e, mais recentemente, Prefeito do Dicastério para os Bispos.

Seu lema episcopal, “In Illo uno unum” (“No Único, sejamos um só”), ecoa o ideal de unidade, tão necessário no mundo de hoje. Inspirado por Santo Agostinho, o novo Papa nos convida a caminhar juntos, em sinodalidade, buscando a verdade e a caridade no seguimento de Cristo.

“A paz esteja com todos vocês!”

Na sua primeira saudação como pontífice, Papa Leão XIV evocou a paz de Cristo Ressuscitado à multidão reunida na Praça São Pedro e a todos os que acompanhavam a transmissão de forma online:

“A paz esteja com todos vocês! Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra.”

O Santuário São Judas Tadeu une-se à oração de toda a Igreja por este novo tempo de graça. Que o Espírito Santo guie Papa Leão XIV com sabedoria, coragem e ternura no pastoreio do rebanho de Deus. Que ele seja sinal de unidade, esperança e paz para o nosso tempo.

São Judas Tadeu, intercedei pelo Santo Padre!
Viva o Papa!

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat