30 dez Mensagem do Papa para o primeiro dia de 2025
“Aqueles que empreenderem, (…) o caminho da esperança, poderão ver cada vez mais próximo a tão desejada meta da paz”, diz um trecho da mensagem para o 58º Dia Mundial da Paz
Em sua mensagem para o 58º Dia Mundial da Paz, a ser celebrado em 1º de janeiro de 2025, o Papa Francisco faz um convite a todos a “desarmar o coração, do primeiro ao último, do pequeno ao grande, do rico ao pobre” e estabelecer um novo ciclo no planeta para o perdão das dívidas entre pessoas e países como caminho para a Paz. Para a 58ª mensagem para o Dia Mundial da paz de 2025, o Papa Francisco escolheu o tema “Perdoa-nos as nossas ofensas: concede-nos a tua paz” e tomou como referência as encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti, conclamando a Igreja e o mundo inteiro para construir a paz.
Jubileu da Esperança
O Papa Francisco relacionou a mensagem com o sentido do Jubileu Ordinário de 2025 que celebrará a encarnação de Jesus Cristo com o tema “Peregrinos da Esperança”. O momento é apontado pelo como “ocasião de reanimar a esperança”. Entre os sentidos de um Jubileu, está a proposta de restabelecer uma correta relação com Deus, entre as pessoas e com a criação, e implica a remissão de dívidas e o repouso da terra.
A celebração do Dia Mundial da Paz foi iniciada na década de 1960, sendo originalmente proposta pelo pontífice Paulo VI, em 1967. Com a aprovação da ideia, sua primeira celebração se deu em 1º de janeiro de 1968. Desde então, todo primeiro dia do ano, o Papa traz uma mensagem de reflexão sobre o tema.
Nenhum comentário