30 dez Aberto oficialmente o Ano Santo na Arquidiocese de São Paulo
O dia 29 de dezembro de 2024, domingo da Sagrada Família, foi especial para todos os que participaram da abertura do Ano Santo Ordinário 2025 na Arquidiocese de São Paulo. Começando às 15h, diante do Convento e Santuário de São Francisco de Assis, no centro, com a leitura do Evangelho e trecho da Bula do Papa Francisco (“Spes non confundit”), foi numerosa e comovente a participação dos fiéis.
O nosso Pároco e Reitor, Padre Daniel Ap. de Campos,scj, além de diversos membros da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, participaram com fé e entusiasmo da celebração.
Todos caminharam juntos, em peregrinação, até a Catedral da Sé: Bispos de todas as Regiões Episcopais, Padres de todas as Paróquias da Arquidiocese de São Paulo, religiosos, religiosas e inúmeros fiéis leigos e leigas de diversas Pastorais, Movimentos e serviços. À frente da grandiosa procissão, haviam bandeiras com o logo do Jubileu Ordinário da Igreja e doze homens carregando uma Cruz, simbolizando as doze Paróquias designadas para acolher as Peregrinações na Arquidiocese em 2025.
O Arcebispo Metropolitano, Cardeal Dom Odilo Scherer, que caminhou junto aos fiéis na procissão, chegando à Catedral da Sé presidiu a celebração de Abertura do Ano Jubilar 2025. Em sua homilia, o Cardeal explicou que dessa vez as “Portas Santas” serão somente em Roma, mas as igrejas de Peregrinação serão 12 em toda a Arquidiocese de São Paulo, e indo até elas, os fiéis conseguirão obter para si ou para falecidos, as Indulgências do Ano Jubilar, seguindo as recomendações da Igreja, que são: fazer a confissão sacramental individual com o sacerdote; receber a sagrada comunhão eucarística, fazer a profissão de fé nas verdades da Igreja Católica (rezar o Creio); rezar nas intenções do Papa e da Igreja (Pai-nosso, Ave Maria, Glória ao Pai); entrar na igreja, local de peregrinação designado por ele, o Arcebispo.
O Cardeal disse que na Eucaristia, todos têm o alimento para reavivarem a esperança em Cristo, mesmo diante das incertezas e desafios da vida. Lembrou que a fé em Jesus Ressuscitado torna-nos capazes de seguir em frente e dar testemunho – sendo sal e luz – em todos os lugares.
Agradecendo a presença dos fiéis, que atenderam ao chamado do Papa, Dom Odilo deu graças ao Senhor pela oportunidade que está concedendo à humanidade deste tempo de graça e de conversão: “Este é somente o início de um ano intenso, em que unidos, teremos a missão de levar a esperança aos que sofrem e a todos que buscam a Deus. Sejamos todos verdadeiros Peregrinos de Esperança no dia a dia, na rua, no trabalho, nas escolas, em nossas comunidades,” incentivou o Arcebispo.
Lembrando que a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, da Avenida Jabaquara,2682 é uma das igrejas da Arquidiocese escolhidas pelo Cardeal Dom Odilo, como local de peregrinação neste Ano Jubilar, até dezembro de 2025.
Na Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, em todas as missas, poder-se-á ganhar a Indulgência Plenária, a saber: Domingo: às 7h, 8h30 (Gazeta), 10h (Web TV), 12h, 15h, 16h30, 18h e 19h30. Segunda a Sexta-feira: às 7h, 9h, 12h, 15h (Web TV), 17h (Rádio 9 de Julho) e 19h30. Sábado: às 7h, 9h, 12h (Web TV), 15h e 19h30. Atenção: As missas transmitidas pela Gazeta, WebTV e Rádio 9 de Julho podem ser acompanhadas pelo canal do Santuário no YouTube @SantuarioSaoJudasTadeu. Atendimentos para Confissões e Bênçãos: De segunda a sexta-feira: das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados: das 8h às 18h.
Segundo o Papa Francisco, na Bula do Ano Jubilar, “A esperança nasce do amor e funda-se no amor que brota do Coração de Jesus transpassado na cruz.”
Que este Ano Santo Jubilar seja uma oportunidade única de renovação da fé e de reencontro com a misericórdia divina. Sejamos Peregrinos de Esperança!
Texto: Priscila Thomé Nuzzi
Nenhum comentário