30 jun Feijoada com bênção aos motoristas e automóveis
No dia 23 de Julho, das 9h às 14h, acontecerá no Santuário São Judas Tadeu a tradicional Feijoada com bênção aos motoristas e automóveis pela intercessão de São Cristóvão. Adquira já o seu convite no valor de R$ 45,00, com direito a sobremesa feita pelos padres. Reservas e mais informações na Secretaria do Santuário.
Como surgiu a bênção dos motoristas no Santuário?
Não se sabe quando exatamente começou, mas já é tradicional a bênção dos motoristas e dos carros, na Capela de Bênçãos do Santuário São Judas Tadeu. Diariamente são muitas as pessoas que recorrem ao Santuário procurando os Padres de plantão com as chaves dos carros em mãos.
Às vezes, não satisfeitos com a bênção apenas das chaves, os motoristas pedem que os Padres se dirijam até o automóvel para jogar água benta sobre ele. Mas o importante é que os motoristas e passageiros tenham em mente que é preciso pedir a bênção e proteção de Deus, mas também fazer a sua parte, dirigindo com responsabilidade, seguindo as leis de trânsito e respeitando a vida humana, acima de tudo.
A bênção é para o carro ou para o motorista?
Segundo o Devocionário de São Judas Tadeu, nas palavras do falecido Pe. Augusto César Pereira,scj, “benzer o carro é dar graças a Deus pelo dom que ele nos concede. A bênção do carro é uma responsabilidade muito séria. Benzer o carro é consagrá-lo ao serviço de Deus. O serviço de Deus é o amor. O amor a Deus se reflete no amor ao próximo. Amar o próximo, ao volante, é respeitar os passageiros, os pedestres e os outros motoristas.
A responsabilidade do motorista com o próximo é colocar-se em condições de dirigir o veículo: saber dirigir, conhecer e observar as leis de trânsito, ter prudência, não beber, ter paciência e fazer revisão periódica do carro. As leis do trânsito não atrapalham nem retardam a viagem. Elas garantem a segurança da viagem e a feliz chegada ao destino.
O carro não tem responsabilidade alguma. Nem será a bênção que irá responsabilizar o carro. Nem será o fato de ter benzido o carro que a responsabilidade do motorista deste veículo passará somente “para os outros” e ele ficará livre de compromissos.
A melhor bênção é para as pessoas. E, Deus abençoa as pessoas, na medida em que as pessoas se aproximam do bem, fazem o bem, praticam a caridade. O motorista é uma pessoa, ele tem preferência na bênção de Deus. A bênção não é uma mágica de Deus. A bênção é, antes de tudo, responsabilidade dos homens. Quem pede a bênção “quer comprometer-se com Deus e com o irmão.”
Qual a relação da bênção dos motoristas, São Cristóvão e feijoada?
No dia 25 de julho de 2021, pelo dia do motorista, com a organização de uma bênção especial dos carros e motoristas no Santuário São Judas Tadeu, em tempo de pandemia pelo Novo Coronavírus, foi realizada uma ação beneficente do Santuário, a preparação e venda de Feijoada (marmitex). A ação foi coordenada por agentes da Pastoral Familiar e ECC –Encontro de Casais com Cristo do Santuário. E, desde então, o dia oficial das bênçãos aos motoristas passou a ser também dia de feijoada com a finalidade de arrecadar recursos financeiros para a manutenção da comunidade. Nesse ano de 2023, a ação conjunta será realizada no dia 23 de julho. Informe-se, no site do Santuário (www.saojudas.org.br) e participe!
Priscila de Lima Thomé Nuzzi
Nenhum comentário