20 out Dia Mundial das Missões e Coleta pela Evangelização
A Igreja é missão: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)
Animados pelo Ano Jubilar Missionário, a Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde foram destacados a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.
Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.
A identidade visual do Ano Jubilar Missionário compõe alguns elementos que expressam a intencionalidade dos jubileus celebrativos: o globo, o mapa do Brasil, a cruz missionária, o ano 2022, as cores dos cinco continentes e a cor dourada que remete ao jubileu.
O conjunto da arte está em movimento, expressando o dinamismo missionário que brota da Trindade, ou seja, a missão é uma só, ela é de Deus (Missio Dei) e nasce do amor do Pai (AG,n.2), que se expande, se comunica, sai de si e transborda sem fronteiras. O amor de Deus é um impulso gratuito, de dentro para fora, e de um jeito de ser que tem como origem e fim a vida divina (DAp, n.348).
O logo expressa uma grande explosão missionária que, em 1972, marcou um novo impulso para a missão da Igreja do Brasil e que, em 2022, abre-se em medida maior para a missão sem fronteiras para alcançar todas as pessoas, em todas as nações.
Dois grandes projetos do Programa Missionário Nacional vão nessa mesma direção, de expandir a consciência missionária orientada para universalidade. Será um tempo oportuno para dar continuidade e fortalecer o projeto Ad Gentes e projeto Igrejas Irmãs da CNBB.
A temática “A Igreja em estado permanente de missão” segue as intuições do documento de Aparecida, que compreende a missão com identidade da Igreja, ou seja, não é algo optativo, uma atividade da Igreja entre outras, mas a sua própria natureza. A Igreja é missão!
O mês missionário nos convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no penúltimo final de semana de outubro (22 e 23/10) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.
Dia Mundial das Missões e Coleta pela Evangelização
Nos dias 22 e 23 de outubro, Dia Mundial das Missões, haverá, em todas as missas, a Coleta que mantém o Fundo Mundial de Solidariedade cuja finalidade é a evangelização, a animação e a cooperação missionária.
Você sabe onde são gastos os recursos das Campanhas de Coletas da Igreja?
Dessa coleta, 80% são destinados para auxiliar atualmente 1.050 dioceses pobres nos territórios de missão e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.
O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI em 1926, conforme decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, 14 de abril de 1926: AAS 19 (1927), p.23s.
Nenhum comentário