10 jan Paz e Esperança!
Eis o convite para este novo ano, sejamos sempre “alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração” (Rm 12, 12).
Um novo ano se inicia e com ele os corações se enchem de paz e esperança, fortalecidos pela vivência litúrgica e espiritual do tempo de Natal. Assim disseram os anjos “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado” ( Lc 2, 14). Sim, com Jesus Cristo é a nossa paz, nossa esperança, o único caminho, a eterna verdade e a plena vida.
Antes de tudo um ano de paz. Na Solenidade da Mãe de Deus, que celebramos dia 1 de janeiro, tivemos o Dia Mundial da Paz, que neste 2022 trouxe por tema: “Educação, trabalho, diálogo entre as gerações”, como nos foi indicado pelo Papa Francisco. São três contextos e três percursos para construir uma paz que seja duradora, e renove as esperanças de um mundo mais justo e fraterno.
Temos consciência que estes dois anos dolorosos da pandemia que assolou a humanidade, e a cada um de nós, em particular, ainda terá muitas consequências pessoais, familiares, eclesiais e sociais. Somos chamados a renovar antes de tudo a cultura do cuidado, da misericórdia, superando toda indiferença, descarte e exclusão.
É preciso cuidar e promover a vida humana, na sua integralidade, respondendo às necessidades dos tempos atuais e futuros. Neste sentido a instrução e a educação contribuem para a construção de uma paz duradoura. Não nos esqueçamos que em 2022 teremos uma Campanha da Fraternidade dedicada à educação. Paz aos corações, na família, na comunidade – Shalom!
No caminho da fé e da vida neste novo ano, nos deixemos guiar pela virtude da esperança cristã. De fato, ela corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração humano e protege contra o desânimo, sustenta no sofrimento e abatimento, dilata o coração para o amor e a fraternidade, faz sonhar e realizar coisas novas.
Vamos continuar a “afirmar a nossa esperança, sem esmorecer, pois aquele que fez a promessa é fiel” (Hb 10, 23). No coração da família e da comunidade eclesial viver a alegria que vem do Evangelho e testemunhar Jesus Cristo ao mundo, tão necessitado de alento e conforto, e onde se possam encontrar razões para viver.
Como é bela a afirmação: “A esperança, com efeito, é para nós como uma âncora, segura e firme” (Hb 6, 19). Sim, segura e firme é a esperança. E mais: “Estejamos sóbrios e revestidos com a couraça da fé e do amor, tendo a esperança da salvação como capacete” (1 Ts 5,8).
Eis então o convite para este novo ano, sejamos sempre “alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração” (Rm 12, 12).
Com minha bênção e o auxílio da Virgem Maria, a proteção de São José, e a intercessão de São Judas Tadeu.
Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga
Julio Laureano das Chagas
Postado em 23:10h, 10 janeiroSenhor Jesus Cristo, faça com que neste ano que se inicia, eu seja mais seguidor dos Vossos Mandamentos.
Senhor Jesus Cristo, aumente a minha Fé, em Vós.
São Judas Tadeu e São José, rogai por nós que recorremos a Vós. Eu creio, Amém.
Sandra Alves De Souza
Postado em 07:41h, 11 janeiroQue seja um Ano de muitas alegrias, com muita Paz e Esperança em nossos corações.
Feliz 2022🎊🎊🎊🎊🌟💫⭐
Viviane Sartori
Postado em 20:50h, 12 janeiroLinda mensagem, que Deus nos abençoe e Nossa Senhora nos proteja nesse ano de 2022.