12 maio O pelicano como símbolo da ressurreição
Olhando atentamente os vitrais da igreja antiga do Santuário São Judas Tadeu – doados por Devotos de São Judas na década de 1940 – podemos verificar que um dos vitrais tem o desenho de uma ave em cima de um ninho, e à sua frente três filhotes. Trata-se de uma mamãe pelicano.
Mas qual o sentido dessa ave para a Igreja?
O pelicano é uma ave geralmente encontrada na área do Mar Negro no Egito e da Grécia para a Índia. Sob o pico, tem o saco característico onde coloca o peixe, uma vez que o pegue. Quando ele retorna ao seu ninho, apoia fortemente seu bico contra o peito para obter suprimentos de comida para seus filhotes.
Os antigos, observando esse procedimento, imaginavam que o pássaro se machucaria para alimentar os pequenos pelicanos famintos, transformando-o em um símbolo de altruísmo levado ao completo sacrifício de si mesmo.
Eusebio (+340) no comentário sobre o Salmo 101 (o versículo 7 fala de um pássaro que poderia ser um pelicano), apresenta-se como segue a característica peculiar deste animal: “…como a cobra – diz – que mata a própria prole, o pelicano se levanta no ninho e machuca o peito até sangrar, fazendo com que o sangue caia sobre os pássaros mortos que voltam à vida dessa maneira.”
Santo Agostinho (+430) desenvolve mais ou menos o mesmo discurso sobre o texto. Essa maneira de explicar a bem-aventurança do pelicano poderia transformá-lo de um emblema moral universalmente reconhecido em símbolo da ressurreição.
O primeiro significado era muito conhecido e os cristãos o deixaram de lado por vários séculos. É somente no século XIII que aparece novamente em alguns vitrais, simbolizando Cristo, que derrama seu próprio sangue para a salvação do mundo.
Especialmente no final do século XVII e no início do século XIX, o pelicano é retomado como um sinal da dedicação dos pais aos filhos e é tomado como um símbolo da morte de Cristo. A partir deste período, conservamos uma grande quantidade de pinturas, esculturas e vitrais inspirados na velha história, procurando dar uma interpretação cristã
Desafio o leitor a procurar e encontrar esse vitral na igreja antiga do Santuário!
Fontes: Edouard Urech, Dicionário de símbolos cristãos. http://tomashoraciojerez.blogspot.com.br/2011/01/el-pelicano-en-la-simbologia-cristiana.html
Nenhum comentário