fbpx

Cardeal Sherer orienta Arquidiocese de São Paulo sobre 119ª romaria arquidiocesana a Aparecida

Este ano, o encontro marcado para o dia 3 de maio, ocorrerá sem a presença de fiéis, devido a pandemia de coronavírus

 

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer dirigiu uma carta a toda Arquidiocese de São Paulo, orientando sobre como será realizada a 119ª romaria arquidiocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, programada para o dia 3 de maio. Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, apenas o Cardeal, os bispos auxiliares e algumas poucas pessoas representarão a Igreja da grande metrópole no santuário mariano, cujo a missa será transmitida pelos meio de comunicação social.

 

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA:

Aos Bispos Auxiliares, Padres, Diáconos, Religiosos e Leigos da arquidiocese de São Paulo.

Faço votos e rezo para que todos estejam bem e com saúde neste tempo de pandemia do Coronavírus. Acompanho alguns poucos casos, de meu conhecimento, de padres e religiosos infectados e hospitalizados. Continuemos todos em oração por eles e pelo povo em geral, para que Deus olhe com misericórdia pelos doentes e conserve a todos nós com vida e saúde.

Continuemos também alimentando a fé e animando a esperança e a caridade do nosso povo. Recomendo aos padres que celebrem por todo o povo e o sustentem com a Palavra e a Eucaristia, mesmo sem ser ainda de forma presencial. Como já informei em carta anterior, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos autorizou a celebração da “Missa em tempo de pandemia” em qualquer dia, exceto nas Solenidades e Domingos do Advento, Quaresma e Páscoa, bem como nos dias da Oitava da Páscoa, na Comemoração dos Fiéis Defuntos, na Quarta-Feira de Cinzas e nos dias feriais da Semana Santa. O formulário especial para a celebração dessa Missa está na Internet e também pode ser baixado do portal da arquidiocese de São Paulo.

Nesta carta, desejo tratar especialmente da 119ª. Romaria da arquidiocese de São Paulo a Aparecida, prevista para o Domingo, dia 03 de maio próximo. Neste ano, não será possível realizar a Romaria com a participação do povo, como seria desejável e belo, e como vem acontecendo ao longo de 119 anos. Estamos em plena crise sanitária e ainda deverão ser evitadas as aglomerações que favorecem o contágio, quer na viagem, quer no Santuário.

Em diálogo com o Reitor do Santuário, ficou concordado que apenas o Arcebispo e os Bispos Auxiliares, com algumas pouquíssimas outras pessoas, irão a Aparecida, representando toda a Arquidiocese, e celebrarão a Missa da Romaria no dia 03 de maio, às 12h00, na Basílica de Aparecida.

Todos na Arquidiocese (clero, religiosos e povo) poderão unir-se a essa celebração, ficando em casa, rezando juntamente com o Arcebispo e os Bispos Auxiliares. A Missa será transmitida pela TV Aparecida, Rádio 9 de Julho e Internet. Colocaremos nas 2 mãos e no coração de Nossa Senhora Aparecida as nossas paróquias e comunidades, as famílias e cada pessoa. Rezaremos especialmente pelos pobres e os doentes e por aqueles que cuidam deles. Pediremos a Nossa Senhora, “Auxílio dos Cristãos” e “Saúde dos Enfermos”, que olhe por todos com carinho maternal.

E também apresentaremos novamente à intercessão da Virgem Mãe Aparecida o nosso sínodo arquidiocesano, cujas atividades tiveram que ser suspensas, mas que serão retomadas assim que for possível.

Peço aos Padres, Religiosos e Leigos, com suas organizações na nossa Arquidiocese, a divulgarem em seus respectivos ambientes este CONVITE para todos se unirem, mesmo à distância, à nossa 119ª. Romaria anual ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Proponho que todos preparem a Romaria nas famílias e nas organizações comunitárias, nos dias 29 e 30/04 e 01-02/05, mediante a oração do Santo Rosário e da Ladainha de Nossa Senhora. Sugiro que as paróquias façam a transmissão dessa preparação pelas diversas mídias e convidem o povo a se unir à peregrinação, mesmo ficando em casa.

Para quem precisar de um subsídio para essa oração, sugiro fazer uso do Manual de Orações e da Vida Cristã para Católicos (pág. 59-71), distribuído nas paróquias em 2019. Esse Manual também está disponível na Internet e no Portal da Arquidiocese de São Paulo, para ser baixado no celular e no tablet.

Como sinal da participação na Romaria, peço que em todas as igrejas os sinos sejam tocados por 03 minutos no dia 03 de maio, após a bênção final da Missa. E as paróquias que o desejarem, poderão organizar uma carreata (sem concentração de povo) pelas ruas, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, dando a bênção ao povo.

Confiemos nossa Arquidiocese à intercessão materna de Nossa Senhora Aparecida neste momento de dificuldades. Ela é nossa Mãe e não abandona os filhos que recorrem à sua proteção. Deus abençoe a todos!

Odilo Pedro Scherer Arcebispo de São Paulo

Fonte – O São Paulo [www.osaopaulo.org.br]

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat