BOLETIM CRESCE E SE TORNA UM TABLÓIDE “INFORMATIVO SÃO JUDAS”
A tímida, porém, eficiente, “Voz de São Judas” é ampliada e ganha o título de jornal, sob o nome de “Informativo São Judas” fundado por padre Cláudio Weber, scj.
“A época coincide também com uma necessidade especial, que talvez hoje, o público nem sequer lembra, sobretudo os mais jovens: nós estávamos em plena época de repressão da informação. Toda informação era controlada e muitas vezes até censurada. O próprio jornal da Arquidiocese, “O São Paulo” era censurado; muitas matérias eram censuradas. O Arcebispo, Dom Paulo Evaristo Arns, tinha muito interesse que se criasse uma imprensa alternativa, através de boletins paroquiais, e uma informação que chegasse, de fato, ao povo. Isso ajudou a clarear as ideias e a perceber a necessidade de ampliação daquela folha chamada “Voz de São Judas”. Daí surgiu o Jornal “Informativo São Judas”, cujo primeiro número foi lançado em 28 de julho de 1976.” (Padre Cláudio Weber, scj em entrevista para o Jornal São Judas em julho de 2001)
O início do jornal foi bastante penoso. A gente fazia o jornal geralmente à noite, depois do horário normal de trabalho. Eu mesmo estava muito atarefado aqui, trabalhando com catequese, adolescentes, jovens, e uma série de outras atividades ligadas à Paróquia e só sobrava tempo para fazer o jornal à noite. Eu consegui reunir uma pequena equipe de voluntários e fazíamos o jornal a partir das 9 horas da noite. Chegamos às vezes a varar a noite para concluir o jornal às 5 ou 6 horas da manhã e levar direto para a gráfica. Ficávamos sem dormir. E naquela época não tinha os recursos que temos hoje, como a computação. Tanto que o jornal começou sendo datilografa do numa máquina IBM. Esse era o recurso mais moderno que se tinha na época. Todos os textos eram datilografados e depois se fazia o past-up, montando o jornal e dessa forma, era levado para a gráfica, gravado numa matriz e impresso.
1996 – Em 1996, a publicação ganhou nova identidade visual e passou a ser chamado apenas de “Jornal São Judas” e não mais Informativo São Judas.
2004 – Em 2004, o jornal ganhou cores nas páginas internas, antes apenas a capa era colorida.
2018 – Em 2018, foi vez da capa ganhar um upgrade, passou a ser produzido com papel offset, um material mais resistente ao tempo e de cor mais clara se comparado ao tradicional papel jornal.