fbpx

Papa Francisco publica encíclica sobre Sagrado Coração de Jesus “Dilexit nos” (Amou-nos)

                                      Reprodução/ Vatican Media

O Papa Francisco publicou hoje (24) uma nova carta encíclica, a quarta de seu pontificado. Desta vez sua reflexão é sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus Cristo. Com o título “Dilexit nos” (Amou-nos), o pontífice pede para recuperarmos o coração que é o mais importante e necessário.

A encíclica “Dilexit nos”, mergulha na tradição e no presente ao refletir sobre o amor humano e divino do Sagrado Coração de Jesus. O documento é um convite para a Igreja manter a autêntica devoção a este símbolo da fé.

“’Amou-nos’, como diz São Paulo (Rm 8,37), nos ajuda a entender que nada será capaz de nos separar desse amor (Rm 8,39)”, começa o Santo Padre, ao destacar que o Coração de Jesus nos ama incondicionalmente, sem exigências: “Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4,10), e por meio dele conhecemos o amor de Deus.

O Pontífice enfatiza que, em um mundo que muitas vezes se afasta de uma relação pessoal com Deus, é essencial renovar nossa devoção ao Sagrado Coração.

A encíclica traz cinco capítulos e começa abordando a importância de “voltar ao Coração”. O Santo Padre explica que o Coração, no sentido bíblico, é o centro do nosso ser, onde encontramos nossa verdadeira identidade. Ele critica como o mundo moderno tem desvalorizado o coração, preferindo conceitos como razão e liberdade, sem reconhecer o valor do amor.

No segundo capítulo “Gestos e Palavras de Amor”, fala sobre os gestos e palavras de amor de Jesus. O Papa Francisco, destaca encontros transformadores de Cristo com pessoas como a Samaritana e o cego de nascença, mostrando que Jesus sempre demonstrava proximidade, compaixão e ternura.

No terceiro capítulo “Este é o Coração que Tanto Amor”, Francisco reflete sobre o mistério do “Coração que tanto amou”. Ele lembra que a devoção ao Sagrado Coração é uma forma de contemplar o amor divino e humano de Cristo, onde o amor sensível de seu coração físico se une ao amor espiritual e divino.

Nos dois últimos capítulos, “Amor que dá de beber” e “Amor por Amor”, Francisco ressalta a importância de uma devoção ao Coração de Jesus que nos leve tanto a uma experiência espiritual pessoal quanto a um compromisso missionário. O “lado transpassado” de Cristo, por exemplo, é uma fonte aberta para todos, que nos purifica e sacia nossa sede de amor.

Francisco termina pedindo ao Senhor Jesus Cristo que, “para todos nós, do seu Coração santo brotem rios de água viva para curar as feridas que nos infligimos, para reforçar a nossa capacidade de amar e servir, para nos impulsionar a fim de aprendermos a caminhar juntos em direção a um mundo justo, solidário e fraterno”.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, faz parte da história do Santuário, pois os nossos padres pertencem a congregação do Sagrado Coração de Jesus, saiba mais

Leia a encíclica na íntegra aqui DILEXIT NOS

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat