24 set Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo
“Ide convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9)
“Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9) é o lema da Campanha Missionária de 2024, que nos ajudará a aprofundar a mensagem do Papa Francisco para o 98o. Dia Mundial das Missões. O tema “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” nos coloca em sintonia com o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6), que acontecerá em novembro deste ano em Porto Rico.
A Campanha Missionária é uma ação que tem o objetivo de fortalecer os laços de solidariedade e promover a animação missionária, por iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Neste ano, queremos permanecer abertos para dialogar com diversos acontecimentos que marcam a caminhada da Igreja em nível local e universal. Recordamos a Amizade Social, à qual nos convidou a Campanha da Fraternidade; vivemos o Ano de Oração, em preparação ao Jubileu de 2025; sentimos forte o apelo para caminhar com a Igreja sinodal em missão; recordamos que, em novembro de 2025, o Brasil sediará a COP30.
Dia Mundial das Missões
Uma das iniciativas mais emblemáticas das Pontifícias Obras Missionárias é o Dia Mundial das Missões, que neste ano acontece nos dias 19 e 20 de outubro. No Brasil, foi assumida a Campanha Missionária durante o mês de outubro e que tem como objetivo principal conscientizar os fiéis sobre a importância da missão na Igreja e angariar recursos para apoiar os esforços missionários em diferentes partes do mundo.
Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário, fraterno e cristão.
Durante esse mês especial, são organizadas diversas atividades nas paróquias, escolas e comunidades católicas, incluindo celebrações, formações, novenas e experiências missionárias, lembrando a solidariedade com os povos em situação de vulnerabilidade. Além de sensibilizar os fiéis, a campanha também tem um importante aspecto de arrecadação de fundos. As doações recebidas durante esse período são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social em áreas de missão ao redor do mundo.
No Brasil, a Campanha Missionária é uma atividade que, desde 1972, ajuda a fortalecer a identidade missionária da Igreja. É uma iniciativa que acontece em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Campanha Missionária tem um nova identidade visual, marcando os seus 50 anos de jornada para promover a animação missionária em todo o mundo. A nova logomarca destaca a cruz, símbolo de nossa existência, e a sigla “CM” em um globo terrestre estilizado, rodeado por pontos que se entrelaçam em um gesto de solidariedade que ocupa o centro do design. Este ícone reflete a visão da Campanha Missionária de criar uma comunidade global que se expande para todos os cantos do mundo. Ao lançar a nova logomarca da Campanha Missionária, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) pretende reafirmar o trabalho de tantas pessoas envolvidas com a missão além-fronteiras, assim como trazer mais identidade para esta ação que faz parte da essência da vida cristã. Este é um símbolo do compromisso contínuo da Campanha Missionária em construir um mundo mais justo e compassivo.
Cooperação Missionária
As POM colaboram com 1.118 dioceses pobres que dependem do Dicastério para a Evangelização. São Igrejas jovens existentes nos “territórios de missão”. Em 2023, a contribuição do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de R$ 10.968.656,39.
As coletas do “Dia Mundial das Missões em todas as Igrejas locais são inteiramente destinadas ao Fundo Universal de Solidariedade que, depois, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé distribui, em nome do Papa, para as necessidades de todas as missões da Igreja” (Papa, 2024).
Com informações: Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Coleta missionária em 19 e 20 de outubro
O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no penúltimo domingo de outubro (19 e 20/10) realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.
O Dia Mundial das Missões foi instituído pelo Papa Pio XI em 1926, conforme decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, em 14 de abril de 1926: AAS 19 (1927), p.23s.
Confira a mensagem do Papa Francisco na integra: MENSAGEM DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2024
Nenhum comentário