17 jul Santuário São Judas Tadeu de ouvidos atentos a Serviço de Escuta da Igreja Católica
Com o objetivo de oferecer à comunidade um serviço de acolhimento, a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu conta com a Pastoral da Escuta.
Muitas vezes, envolvidos em nossos próprios problemas, temos dificuldade em ouvir o próximo com empatia e acolhimento. Já em outros momentos vivemos a situação contrária, sentimos necessidade de desabafar e sermos ouvidos com atenção, mas não encontramos alguém disposto a fazer isso por nós.
Saber escutar o outro e sentir-se ouvido é fundamental para a saúde mental de todos nós, seres humanos. Este é um serviço voluntário prestado gratuitamente por voluntários do Santuário São Judas Tadeu às pessoas em sofrimento.
A Pastoral da Escuta abre canais para que a pessoa que está sendo ouvida encontre respostas para seus problemas e perceba a ação de Deus em sua vida.
O agente dessa pastoral passa por treinamentos e depois oferece seu tempo, seus ouvidos e sua capacidade de empatia para ajudar os irmãos sobrecarregados pelas tensões e preocupações do dia a dia. Além disso, acolhe pessoas que vivem na solidão e todos aqueles que não são ouvidos sobre suas angústias.
Em sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais (2022), o Papa Francisco afirma que “também na Igreja há grande necessidade de escutar”. Declara que a escuta “é o dom mais precioso e profícuo que podemos oferecer uns aos outros”.
O QUE É O SERVIÇO DE ESCUTA CRISTÃ?
É uma forma de acolhimento sincero e amoroso por meio de uma escuta sigilosa, sem preconceito nem julgamento, onde você se sinta muito à vontade para dizer o que sente e o que lhe aflige.
O Serviço de Escuta Cristã é essencialmente escuta e não deve ser confundida com confissão.
QUEM VAI TE OUVIR?
Agentes de Escuta, leigos que com muita dedicação e carinho, que participaram de curso de formação para ouvir você.
Para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho da Pastoral da Escuta, para ser atendido pelo grupo, os atendimentos serão realizados de segunda a sábado das 14h às 17h.
DÚVIDAS?
Informações na Secretaria Paroquial ou pelo telefone: (11) 3504-5700
Nenhum comentário