27 nov Assembleia Pastoral Paroquial
Em 25 de novembro de 2023, a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu promoveu uma Assembleia Pastoral Paroquial, com o objetivo de avaliar a ação pastoral de 2023 que termina e escolher as prioridades de ações evangelizadoras para 2024. Participaram 69 pessoas, representando 32 Pastorais, Movimentos, Grupos, Comunidades e Serviços do Santuário. A Assembleia aconteceu das 8h às 18h e foi conduzida pelo Pe. Daniel Ap. de Campos,scj e Pe. Júlio César Costa,scj. Também estiveram presentes o Pe. Said Mamud,scj, Pe. Guilherme César Rocha,scj, Pe. Flávio Ap. Alves,scj,e Pe. Cleiton Guimarães.
Após a oração inicial e a acolhida, o Pe. Daniel Ap. de Campos,scj Pároco e Reitor, tomou a palavra e foram apresentados parâmetros para encaminhar e dar discernimento, tendo como base, entre outras coisas, as prioridades definidas no ano passado na Assembleia de novembro/2022 (Juventude, Integração Pastoral e Caridade) e os valores do Santuário: espiritualidade, honestidade, comprometimento, ousadia e hospitalidade. Em seguida, o Pe. Júlio César Costa,scj falou sobre a ação evangelizadora da Igreja no Brasil, o CPP e os Pilares, em que são divididas as Pastorais e movimentos. Também deu orientações para o dia, que seria concluído com a escolha das prioridades para 2024, como caminhada pastoral.
Então, o Pe. Júlio apresentou quatro questões para serem discutidas. E após a divisão da assembleia em pequenos grupos, todos se direcionaram para as salas para a troca de ideias, registros de sugestões e respostas às questões, entre elas, as indicações de prioridades para o próximo ano, tendo como direcionamento a Carta Pastoral e Propostas do Primeiro Sínodo Arquidiocesano de São Paul
De volta ao Salão Dehon, Pe. Júlio apresentou a terceira edição típica do Missal Romano, nova versão oficial da Igreja Católica, revisada, atualizada e autorizada pelo Papa Francisco, que a Igreja do Brasil se prepara para receber e implementar a partir de 03 de dezembro, no Primeiro Domingo do Advento. Este Novo Missal Romano será utilizado em todas as missas a partir de então. Pe. Júlio mencionou alguns detalhes que foram atualizados neste Missal e que os fiéis notarão nas celebrações. Além disso, falou que está acessível para o povo que desejar, o “Rito da missa celebrada com o povo”, elaborado a partir desse novo Missal, à venda na Loja de artigos religiosos do Santuário.
Em seguida, o Diácono Renato Vieira,scj apresentou a Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema será “Fraternidade e amizade social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Disse que essa Campanha é baseada nas reflexões da Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social, do Papa Francisco. Finalizando esse momento, todos rezaram a Oração da Campanha da Fraternidade do ano que vem. Após a participação do Diácono Renato na Assembleia, o Pe. Júlio lhe agradeceu, em nome de todos do Santuário, pela grande contribuição que deu à comunidade em 2023, principalmente nas bênçãos em dia 28, batizados e casamentos e lhe entregou uma estola de presente, que poderá utilizar após sua Ordenação Sacerdotal, marcada para o dia 16 de dezembro, em Maringá-PR.
Seguido ao almoço oferecido na Sala São Judas aos participantes da Assembleia, de volta ao Salão Dehon, o Pe. Daniel falou sobre o Dízimo e a importância de ser dizimista, e na sequência apresentou a atualização administrativa e econômica da Obra Social e do Santuário São Judas Tadeu. E, finalmente houve a votação das prioridades para 2024, com base no levantamento das sugestões da conversa em grupos. Os resultados foram:
Com 59 votos – Primeira prioridade: Integração e Renovação Pastoral;
Com 57 votos – Segunda prioridade: Paróquia acolhedora (Carta Pastoral itens 69 a 73);
Com 54 votos – Terceira prioridade: Juventude.
Outras prioridades votadas, que ficaram em quarto e quinto lugares foram: Comunicação interna (49 votos) e Família, Igreja Doméstica (41 votos).
Na sequência, o Pe. Júlio falou sobre a agenda pastoral para 2024, cujas pastorais deveriam enviar calendário para reservas de salas. Encerrando, o Pe. Daniel falou sobre as reformas do Santuário que irão prosseguir e deu vários outros avisos e orientações, até a oração e bênção final.
Nenhum comentário