fbpx

Dedicação do novo altar da igreja antiga do Santuário São Judas Tadeu

No último sábado, dia 11 de novembro, foi celebrada a Santa Missa de dedicação do novo altar fixo e bênção do ambão da Palavra, na igreja antiga da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Episcopal Ipiranga, concelebrada pelos Padres Dehonianos do Santuário São Judas Tadeu: o Pároco e Reitor, Pe. Daniel Ap. de Campos, o vice-reitor Pe. Cleiton Guimarães,scj, o Pe. Júlio César da Costa,scj, Pe. Said Mamud,scj, Pe. Guilherme César Silva Rocha,scj, Pe. Aloísio Knob,scj, Pe. Flávio Ap. Alves,scj e Pe. Alcides Pedrini,scj. Foi cerimoniário o Frater Lislay Maia Moraes.

Os cinco novos altares laterais, para as imagens dos Santos, também foram abençoados nesta celebração.
Muitos fiéis que participaram da celebração ficaram admirados com a beleza do rito, especialmente da dedicação do altar, com a oração da Ladainha de todos os Santos, as preces próprias, a unção do altar com o óleo do Crisma realizada pelo Bispo, a incensação e a iluminação do novo altar.

Ao final da celebração, dom Ângelo depositou o Livro Ouro dentro do novo altar, que foi lacrado pelo Pe. Cleiton Guimarães,scj e o Pe. Flávio Ap. Alves,scj. O Livro Ouro contém os nomes das pessoas vivas e falecidas por quem serão celebradas missas no primeiro sábado do mês, às 7h. Quem participou da Campanha do Livro Ouro, contribuiu concretamente com as obras dos novos altares, tendo os nomes indicados eternizados no Livro Ouro do Jubileu dos 25 anos do Santuário São Judas Tadeu.

Para quê o novo altar central

Para que a nossa igreja tenha maior dignidade, o altar deve ser fixo, em pedra, simbolizando a rocha que sustenta a Igreja. Antes da reforma, a mesa do altar era em material leve, móvel…provisório. Provavelmente foi uma adaptação, instalada logo após o Concílio Vaticano II, com a decisão das missas serem celebradas de frente para o povo. O altar anterior era o que contém o tabernáculo do Santíssimo Sacramento, pois os padres celebravam de frente para o sacrário, de costas para o povo, a assembleia, e ainda rezavam em latim. O que era provisório na década de 1960, acabou ficando. Portanto, essa obra foi realizada para trazer maior dignidade e durabilidade à nossa igreja antiga do Santuário são Judas Tadeu.

Os 5 novos altares nas laterais da igreja antiga, também foram abençoados na celebração do dia 11 de novembro.

Você poderá visitar a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu e conhecer o novo altar central e os laterais da igreja antiga, à Av. Jabaquara, 2682.

Nenhum comentário

Publique um comentário

WhatsApp chat