fbpx

Casamentos em São Judas

Maio/2019

Avelino e Maria Arminda casaram-se em 19 de Janeiro de 1974, na igreja antiga da Paróquia São Judas Tadeu. Na ocasião, a igreja não foi escolhida por ser “a mais bonita” ou “da moda” para casar, mas pelo vínculo afetivo e religioso que ambos tinham com a comunidade. Eles participam da Paróquia desde crianças e hoje seus filhos e netos também.

Eu também me casei nesta Paróquia, em Julho de 2000. Alíás, conheci o meu marido Cesar nessa Paróquia, após uma missa dominical, em 1995. Quisemos nos casar na igreja nova, pois foi nela que nos encontramos pela primeira vez, e depois tantas outras vezes.

Como Avelino e Arminda, eu e meu marido, muitos casais procuram essa Casa de Deus, não só para oficializar sua união, mas sobretudo, para receber a bênção de Deus e continuarem unidos e fortalecidos, no amor.

Nessa Paróquia, nos últimos 79 anos, foram realizados mais de 33.600 casamentos, 3.410 apenas no último século (do ano 2000 até 2019), 1.168 na última década.

São mais de 250 casais que procuram e participam do Curso de Noivos, por ano. Desde a fundação da Paróquia, em 1940, já são 30 os livros de registro de casamentos. Nesses livros estão contabilizados também os casais que participam de Casamento Comunitário, que acontece 3 vezes ao ano.

A Paróquia é a Igreja perto de nós. É mãe que agrega, conforta, disciplina, orienta, instrui, aconselha… Em todas as fases da vida. A palavra “casamento” é derivada de “casa“, enquanto que matrimônio tem origem no radical mater (“mãe“). E casamento é Sacramento! O matrimônio é uma aliança de amor e fidelidade, é uma promessa que os noivos fazem entre si e a Deus, diante do altar, para cuidarem um do outro. Dizem SIM a uma vida de unidade, fidelidade, amor, com livre e espontânea vontade. Isso não é para qualquer um! É preciso responsabilidade e coragem, respeito e muito amor.

Por tudo isso, a Igreja não é apenas um cenário para uma convenção social, mas uma casa sagrada, um refúgio no Coração de Deus, onde duas pessoas que se amam se encontram na data marcada para assumir publicamente o compromisso diante D´Ele, que vai uni-los por toda a vida. Homem e mulher devem conduzir um ao outro à santidade. Assim deve ser assumido um casamento!

Há quase 80 anos a Paróquia São Judas tem realizado sonhos. Tem derramado  bênçãos e esperança de felicidade nas famílias que une. “Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1 Jo 4,16). Que muitos outros casais assumam o seu compromisso de amor na Paróquia São Judas Tadeu e permaneçam no amor de Deus!

 

Priscila Thomé Nuzzi. Colaboração de Eudeli Fujiki, Secretária de Casamentos da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu.

3 Comentários
  • Letícia ribeiro
    Postado em 15:51h, 15 setembro Responder

    Oi boa tarde me chamo Leticia eu o meu noivo estamos querendo marca nosso casamento ano que vem em outubro

  • Michele
    Postado em 18:22h, 02 março Responder

    Gostaria de saber o valor para casar

Publique um comentário

WhatsApp chat