São Judas Tadeu nos conduz às fontes da Espiritualidade Sacramental
“Se alguém tem sede, venha a mim!” (Jo 7,38)
Amados irmãos, irmãs, devotos de São Judas Tadeu, no ano em que nosso Santuário São Judas Tadeu celebra seus 80 anos de história não poderíamos deixar de agradecer a Deus pelo dom do grande Apóstolo e Mártir São Judas Tadeu! Na tradicional Novena preparatória para a Festa de São Judas Tadeu (18 a 26 de Outubro), vamos lembrar e valorizar práticas que estão sendo muito úteis em tempos de pandemia: os Sacramentais.
O tema da Novena preparatória à Festa de São Judas 2020 será: “São Judas Tadeu nos conduz às fontes da Espiritualidade Sacramental” com o lema: “Se alguém tem sede, venha a mim!” (Jo 7,38).
Mas afinal, você se recorda o que são os Sacramentais da Igreja? Temos certeza de que você, enquanto devoto de São Judas, já coloca em prática um ou mais dos Sacramentais no seu dia a dia: a recitação do Terço ou o Santo Rosário, a oração de Novenas ou Tríduos, peregrinações, as bênçãos, as Adorações Eucarísticas etc.
Sacramentais são “sinais sagrados” com o objetivo de consagrar a si mesmo e o seu ambiente de vida a Deus, para que estejamos livre dos perigos e voltados sempre para Deus, livrando-nos sempre dos pecados. Durante os nove dias de Novena celebraremos, meditaremos e aprofundaremos um Sacramental da Igreja, como “precioso auxílio espiritual, sobretudo em tempos de grande tribulação”. A saber, vamos abordar:
- Os Sacramentos da Igreja e seus Sacramentais
- As Liturgia das Horas
- As Liturgias de Bênção
- As Liturgias de Peregrinação
- As Celebrações e a Leitura Orante da Palavra de Deus
- A Recitação do Santo Rosário
- As Orações devocionais aos Santos (novenas, trezenas, quaresmas)
- As Celebrações e exorcismo segundo o Ritual de Iniciação Cristã
- As Adorações Eucarísticas